A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
10 de março de 2020 as 15:50 / Administração

Decisão do TCE obriga Ernestina a atualizar IPTU

Diante da atualização na taxa do IPTU, o Executivo ernestinense vem esclarecer aos munícipes sobre esta alteração:

  • Ainda no ano de 2016, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio Grande do Sul realizou uma auditoria e apontou que os valores aplicados na base de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) estavam irregularmente estagnados e precisavam ser corrigidos, assim como a taxa de recolhimento do lixo.
  • Diante disso, em 2017 o Poder Executivo protocolou, na Câmara de Vereadores, o projeto de lei para atualização da base de cálculo do IPTU seguindo a recomendação do TCE. O projeto foi recusado pela maioria absoluta dos vereadores.
  • Com a exigência feita pelo TCE da atualização do cálculo base para a manutenção da saúde financeira do município, o Poder Executivo enviou novamente o projeto de lei para apreciação do Legislativo em 2018, projeto aprovado em dezembro de 2018 que passou a vigorar no cálculo tributário em 2020, devido aos prazos exigidos legalmente para a atualização dos valores tributários no município.
  • Por esse motivo o Poder Executivo teve de implantar a atualização dos valores seguindo apontamento do Tribunal de Contas do Estado. Ainda assim, a taxa do IPTU cobrada em Ernestina é menor que em municípios vizinhos. Os valores arrecadados no IPTU incrementam a arrecadação do município e retornam em novos investimentos para a comunidade ernestinense. O Setor Tributário do Poder Executivo segue à disposição da comunidade para o esclarecimento de dúvidas relacionadas a esta questão.

 

Poder Executivo de Ernestina



Notícias Semelhantes
Ernestina/RS
Rua Júlio dos Santos, 2021 - CEP: 99140-000
Telefone: (54) 3378-1105
E-mail: gabinete@pmernestina.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 11:30 e 13:30 às 17:30